12 março, 2010

Crash Contributivo

É sabido que muitos dos contribuintes Portugueses têm a fama de (e são) portuguesi.  
Governo após governo, a diminuição do incumprimento fiscal tem sido uma preocupação. É de facto legitimo e importante, julgo Eu.
Mas, infelizmente a DGCI não está preparada para um cumprimento fiscal efectivo. Se, por acaso, os Portugueses tiverem um ataque colectivo de consciencialização e decidirem que querem ajudar o país a sair da crise, cumprindo as suas obigações fiscais; não conseguem. Os sistemas electrónicos de declaração não estão habituados nem preparados para tanto. Entre 10 e 11 de Março de 2010 os cerca de 150 mil acessos ao site da DGCI, foram suficientes para crashar os servidores que permitem a declaração electronica de rendimentos. Fabuloso não é?! Num país com 10 milhões de cidadãos, supondo que são todos contribuintes, se cerca de 1,5% da população quiser, zelosamente, declarar electronicamente os seus impostos, vai complicar a vida dos restantes 98,5%.  
Imaginem aquele contribuinte, pouco habituado a estas coisas do rato e do www, que decidiu que no dia 11 de marcço de 2010, iria pela primeira vez declarar os seus impostos via internet. A confiança e motivação deste contribuinte serão certamente nulas e mal tenha oportunidade irá a correr com os papéis para a repartição de finanças mais próxima.
Tanto choque e alarido high tech, tanto PC portatil, tanto simplex e tanto incentivo a empresas de base tecnologica...
No final estamos quase na mesma.




2 comentários:

Luis Melo disse...

Caro RMG,

Concordo plenamente com o que dizes.

1. De facto o pagamento de impostos é coisa "estranha" em Portugal. O tuga á muito patriota no que concerne a selecção nacional de futebol, bandeiras na janela, Cristiano Ronaldo, etc. Mas pagar os seus impostos (isso sim é ser patriota) é que "está quieto". A solidariedade nacional e o sistema democrático em que vivemos dependem do pagamento "religioso" de impostos da parte de todos. Se todos pagarmos, pagaremos menos. Mas não! o Tuga "chico-esperto" não paga e os "lorpas" pagam mais. Mas depois o "chico-esperto" é o 1º a vir berrar contra o mau SNS ou a má condição das escolas públicas.

2. Só quem não conhece o "plano tecnológico" de Sócrates e do PS é que pode ser enganado. De facto essa tecnologia toda baseia-se apenas e só nos Magalhães, e no programa e-escolas que deu portáteis a todos os tugas. Simplex... só conheço aquele blogue que abriu em Agosto e fechou depois das eleições, e que foi tão falado recentemente porque integrava elementos próximos do PS que tinha documentos feitos por acessores do governo. Propaganda portanto.

3. Não sei quem é a empresa responsável pelo "funcionamento" do portal da DGCI, mas provavelmente é uma tecnologica detida por algum amigo do governo. Capacidade, know-how, competência? Essas são características que as empresas deviam ter quando contratadas pelo Estado. Mas em Portugal não. Só se o dono da empresa for amigo de Sócrates.

RS disse...

Isto é simplesmente mais um item na longa lista de falhanços na gestão de Sócrates.
Realmente é impressionante como a gestão de curto prazo, de vista curta, de...incompetencia reina em Portugal.
Eu fico impressionado como em Portugal, e há que adimiti-lo, nos outros países, a classe politica é na sua maioria uma cambada de gente profissional em fazer...nada.
É gentalha que começou logo no sua passagem pelo ensino secundário a entrar nas listas para a presidência da associação de estudantes. E partir daí é só arranajr um padrinho de um partido politico, e tem a vidinha feita. nunca mais precisa de fazer a ponta.
Muitos nem sabem o que é trabalhar na vida.
E depois?
Depois dá nestas borradas.
Gastam milhões dos contribuintes em porcarias que nunca funcionam bem.

Um bom exemplo é as portagens que estão espalhadas pela A17, A28, A29, etc que iriam servir para cobrar caso fosse aprovada a lei que obrigava o chip nas matriculas...
Engraçado é que o dinheiro já foi gasto, mas se calhar nunca vai servir para nada.
Bem, deve ter servido. O amigo deste governo que vendeu estas portagens, e alguém no governo que por acaso, mas só por acaso, tem cota dessa empresa...

é uma vergonha!

RS